Navegação
Home
Proposta
Atuações
Conceitos
Artigos
Eventos
Equipe
Legislação & Normas
Contato
Links
UFRJ
FAU
ProLUGAR
Conceitos:

Exclusão Espacial – o conceito de Exclusão Espacial desenvolvido por Duarte e Cohen (1995) encara o espaço como um ator que se relaciona com o usuário de forma a excluí-lo ou a incluí-lo no âmbito de uma inter-relação espacial. A Exclusão Espacial acontece quando os espaços se transformam na materialização das práticas segregatórias e da visão de mundo de sociedade que dá menor valor às diferenças (sociais ou físicas) . Quando não são acessíveis, os espaços agem como atores de um apartheid silencioso que acaba por gerar, junto às pessoas com restrições físicas, a consciência de pertencer a uma minoria excluída da sociedade.
A exclusão espacial representa a impossibilidade de vivenciar o espaço da mesma forma que outra pessoa devido a componentes físicos. Ela se traduz numa barreira ao relacionamento que pode, em muitos casos, ser considerada maior do que os obstáculos físicos do espaço. Isto, obviamente, influencia a competência ambiental e afasta as Pessoas com Deficiência das condições ideais de experiência espacial e socialização.
Assim, por mais que a sociedade apresente um discurso que condena a exclusão social, os espaços que ela cria falam por ela, muitas vezes contradizendo o que proclama. A Exclusão Espacial passa, então, a significar também a exclusão social.

- Voltar -

Av. Brigadeiro Trompowsky s/n Ilha do Fundão - Edifício da FAU / Reitoria, sala 443
CEP: 21945-970 Telefone: 0 xx (21) 2598-1663 - Tel/Fax: 0 xx (21) 2598-1662
produced by Raquel Braga & Carlos R. Pais